Como surgiu o Líbano?
Boa noite!!Agora iremos conhecer a história do Líbano.
Como surgiu Líbano?
O Líbano é o lar históricos dos fenícios negociantes semitas cujo marítimo cultural floresceu há quase 2.000 anos (entre 2700 a 450 a.C). Nos séculos posteriores, as montanhas do Líbano foram um refúgio para os cristãos e os cruzados estabeleceram ali várias fortalezas.
Após o colapso do Império Otomano na Primeira Guerra Mundial, a Liga das Nações determinou que as cinco províncias que compõe o atual Líbano foram administradas pela França.
A constituição do Líbano, elaborada em 1926, especificou um equilíbrio do poder político entre os diversos grupos religiosos. O país ganhou independência em 1943 e as tropas francesas se retiraram em 1946.
Desde a independência, o país foi marcado por períodos de turbulência política, intercalados com prosperidade construída em posição de beirute como um centro regional de finanças e comércios. Durante os anos 60, o Líbano teve um período mais calmo e Beirute prosperou como um destino turístico.
Na década de 70 começam os tumultos que ainda ressoam na política e na sociedade libanesa. É nesse momento que a OLP, Organização para a Liberação da Palestina se estabelece no território libanês. Em 1975, inicia-se a Guerra Civil que irá destruir o país envolvendo cristãos, muçulmanos, terminando apenas em 1990.
Ainda na guerra, questões como a dos refugiados palestinos, o crescimento do fundamentalismo islâmico, intervenções dos EUA, Síria e boa parte de Israel, são outros problemas que deixavam a estabilidade do Estado em choque.
O período de 1995 a 2002, é de uma reconstrução, no qual os EUA e Israel, irão se retirar do território. A OLP transferiu o seu quartel-general para o norte da África, mas permaneceriam as questões dos refugiados palestinos, a intromissão seria nos assentos internos e o fundamentalismo islâmico, cujo representante maior e mais conhecido é a Organização Hezbollah, que significa Partido de Deus, foi acusada de assassinar o primeiro ministro Rafic Hariri, em 2005.
Habitantes: 6.849 milhões só em 2018.
Moeda: Libra libanesa
Espero que vocês tenham gostado!!
Em breve mais curiosidades desse país de diversidade!!
Até a próxima postagem!!
Um abraço
Vany
Muito bom!!! Amei!
ResponderExcluirObrigada!
ExcluirMuito bom 👏 Continue postando mais , é interessante e instiga a querer saber mais um pouco. Parabéns!
ResponderExcluirMuito obrigada! Pode deixar!!
Excluir